O que vem antes?

Estava falando com Deus a respeito de uma pessoa e toda a situação que a envolve, enfim....Alguns questionamentos vieram, entre eles, será que Deus não se importa com o que EU quero? Com os MEUS desejos? Com aquilo que EU penso ser melhor para minha vida?

Durante a nossa vida e de acordo com o nível de relacionamento que temos com Deus, conseguimos ter a percepção de qual a vontade dEle para tudo o que vivemos em todos os aspectos, em todos os papéis que exercemos.

Fé não salva ninguém, o que salva é a graça. Mas a fé é importante no processo da salvação porque entendo ser a forma que o homem tem de responder a Deus por tudo que Ele já fez e continua fazendo pelo homem.

O que tem feito eu pensar muito nos últimos meses, e Deus tem usado a situação com essa pessoa para me fazer entender essa questão, é que existe um elemento anterior a fé, extremamente importante e grandioso, pouco comentado e pouco explorado no meio cristão, a humildade. Enquanto Jesus esteve na Terra, Ele foi humilde o tempo todo e implorava constantemente para que tivéssemos a mesma atitude. No relacionamento horizontal uma pessoa humilde evita muitos problemas, uma vez que essa pessoa tratará o seu próximo como se ele fosse superior a ela, e esse é um dos conselhos mais sábios da Bíblia, porque nós tratamos de forma diferenciada/melhor, aqueles que exercem cargo superior ao nosso, ou que por outros motivos consideramos superiores a nós. Agora, pensando em todas as pessoas com que nos relacionamos diariamente, se formos tratá-las como se fossem nossos chefe, as coisas não seriam diferentes? Em muitos aspectos, muitos problemas não seriam evitados? Não pensaríamos muitas vezes antes de falarmos algumas coisas, antes de tomarmos algumas atitudes? Importante pensar sobre isso.

No relacionamento vertical, as coisas também seriam diferentes. Oramos para que Deus faça a vontade dEle na nossa vida, mas desde que seja de acordo com a nossa vontade. Falta a humildade para reconhecer que o Criador é superior a criatura, e a partir daí obedecer a TUDO que Este Criador pede. "Quando reconheço que sem Ti eu nada sou, alcanço os lugares impossíveis, me torno um vencedor"!. Esta frase da música "Sou Humano" da Bruna Karla, expressa muito bem tudo isso. E agora relaciono com os questionamentos iniciais, será que Deus não se importa com os meus desejos? Com o que quero para minha vida?

Lembro de duas histórias bíblicas que envolvem humildade, fé, os desejos do homem e os de Deus: o Jovem Rico e Abraão no monte Moriá. Quanto ao Jovem Rico, será mesmo que Jesus queria que ele vendesse tudo pra O seguir? Ou Jesus queria que ele reconhecesse sua condição de criatura, de pecador, que reconhecesse a graça, o perdão, a dependência de Deus, e a partir daí O seguisse? Será que no momento que o Jovem dissesse que iria sim vender tudo, Jesus não diria algo do tipo: "Não precisa vender tudo, só queria que você reconhecesse sua inferioridade e também saber onde está seu coração".
Com Abraão aconteceu a mesma coisa. Deus sabia do amor que ele tinha por Isaque, Deus sabia dos desejos de Abraão, mas Ele pediu Isaque como sacrifício. Ao contrário do Jovem Rico, Abraão, humilde, reconhecedor da sua posição como criatura, reconhecedor da sua dependência de Deus, obedeceu. Ou seja, humildade que gera obediência. No ato do sacrifício Deus providenciou o livramento. Até hoje conhecemos Abraão como Pai da Fé!

Sim, Ele conhece nossos desejos, assim como nós Ele se importa com eles, mas o que mais O interessa é que reconheçamos nossa condição, que sejamos humildes para aceitar aquilo que Ele nos pede. Nem sempre haverá o livramento que desejamos, com Jesus não houve, Ele morreu, mesmo não suportando a dor. O livramento não foi da maneira que Ele esperava, mas como Deus queria. Resultado: salvação de toda a raça humana!

Deus, o Senhor sabe que a minha vontade é de fazer tal coisa, estar em tal lugar, exercer atividade A ou B, mas que não seja a minha vontade e sim a Tua. Humildade. A partir daí obedecer de acordo com o que Deus mandar, e Ele mostra, para os que estão em relacionamento com Ele...Ele mostra!

Comentários

Postagens mais visitadas