Temperamentos - SanCol

Continuando...

A ira é um dos maiores problemas que o SanCol tem a enfrentar. Quando é contrariado o sangue lhe sobe à cabeça e a explosão afeta todos à sua volta. É fácil perceber quando o SanCol está desrespeitoso - sua boca o revela.

Embora o SanCol se arrependa facilmente, ele deve ser ensinado que não pode desafiar seus pais num minuto, "para aliviar a cuca", para logo depois lhes pedir desculpas com o fim de evitar o castigo merecido. Ele é um artista por natureza, alguém que pode passar da ira a lágrias de arrependimento em questão de quatro segundos. Ele precisa aprender que um arrependimento rápido não é a mesma coisa que uma mudança positiva de comportamento.

Quando for necessário castigar o SanCol, você descobrirá que fazê-lo ficar sentado em seu quarto é muito mais eficaz que um surra. Por serem tão inquietos, preferem levar uma surra rápido e acabar com a coisa depressa para saírem outra vez para brincar.

Os pais do SanCol precisam ajudar seu filho a encarar suas ações erradas e ensiná-los a assumir plena responsabilidade por seus erros e pecados. Ele tem de aprender que a consideração pelos outros deve vir antes de seus próprios interesses e objetivos, e que as circunstâncias da vida nem sempre serão centralizadas nele.

A ira do SanCol quase sempre surge por ele não conseguir o que deseja e a melhor maneira de evitá-la é não ceder a ele e não se curvar diante de seus ataques de gênio. Desde a tenra infância sues pais precisam ajudá-lo a desenvolver os hábitos da coerência, da persistência e da autodisciplina, caso contrário ele irá desperdiçar suas muitas capacidades naturais quando crescer.

Provavelmente sua maior necessidade é a de aprender a terminar aquilo que começa. Os sanguíneos têm a capacidade de começar mais coisas do que são capazes de terminar. Nesta área o SanCol recebe ajuda de sua parte colérica; precisa, no entanto, do mesmo cuidado para não aceitar mais responsabilidades do que é capaz de cumprir.

Muitos meninos sanguíneos ficam entusiasmados para participar de uma tropa de escoteiros o tempo suficiente para conseguirem o uniforme, mas quando têm de se esforçar para ganhar as medalhas de mérito perdem o interesse. O treinamento nessa disciplina tem de começar bem cedo. Quando a criancinha tira do lugar sua caixa de brinquedos não deveria poder brincar com outra coisa se não recolhesse os brinquedos e os guardasse.

Os pais provavelmente terão de auxiliá-la nessa tarefa enquanto ela está sendo realizada. Muito mais importante que o fato dele ajudar a manter a casa em ordem é a sua tarefa de moldar o caráter de seu filho e desenvolver nele a tão necessária arte da autodisciplina.

Livro "Como desenvolver o temperamento de seus filhos", da autora Beverly Lahaye, editora Mundo Cristão.

Comentários

Postagens mais visitadas