Objetos inanimados.

Ok.. Semana passada fui surpreendida mais uma vez pelos textos significativos de um dos meus autores preferidos, Max Lucado.

O texto que será apresentado está no livro (que não canso de reler) O Aplauso do Céu de Max Lucado nas páginas de 80 a 83. Não vou comentar, prefiro deixar as palavras do texto falarem por si só!

"Que tal o cego que Jesus e seus discípulos encontraram? Os discípulos acharam que este era um grande caso para estudo teológico.
- Por que você acha que ele é cego? - perguntou um.
- Deve ter pecado.
- Não, a culpa é dos pais.
- Jesus, o que você acha? Por que ele é cego?
- Ele é cego para mostrar o que Deus pode fazer.

Os apóstolos sabiam o que iria acontecer; eles já tinham visto isso nos olhos de Jesus. Eles sabiam o que Ele iria fazer, mas não sabiam como. "Um relâmpago? Um trovão? Um grito? Um bater de palmas?" Eles observavam.
Jesus começou a movimentar a boca. Os espectadores olharam para Ele.
- O que está fazendo?

Ele movimentou o queixo como se estivesse mastigando alguma coisa!

Alguns começaram a se inquietar. Jesus mastigava. Sua boca se movimentou até conseguir o que queria. Cuspe. Saliva comum.

Se nunguém o disse, pelo menos devia estar pensando:
- Eta!

Jesus cuspiu no chão, mexeu com o dedo a terra molhada, e, assim que se formou uma espécie de lodo, Ele o aplicou sobre os olhos do cego.

O mesmo que transformou uma vara num cetro e um seixo num míssil, agora torna saliva e lama num bálsamo para o cego.

Mais uma vez, o comum torna-se sublime. Mais uma vez, o insípido torna-se divino, e o prosaico, sagrado.

Mais uma vez, o poder de Deus é visto não por meio da habilidade do instrumento, mas por meio de sua disponibilidade.
- "Bem-aventurados os mansos" - Jesus explica.

Bem-aventurados os disponíveis. Bem-aventurados os canais, os túneis, os instrumentos. Fantasticamente felizes são aqueles que acreditam que, se Deus pode usar varas, pedras e saliva para cumprir sua vontade, então Ele pode também nos usar para o cumprimento de seus propósitos.

É muito proveitoso aprender a lição da vara, das pedras e da saliva. Não reclamaram. Não questionaram a sabedoria de Deus. Não sugeriram um plano alternativo. Talvez uma das razões por que o Pai usou tantos objetos inanimados para o cumprimento de seus propósitos é que eles não lhe dizem como realizar seu trabalho!

É como a história do barbeiro que se tornou artista. Quando lhe perguntaram por que mudou de profissão, ele respondeu: - Uma tela não me diz como torná-la bonita. O manso também não.

É por isso que foi anunciado primeiramente aos pastores. Eles não perguntaram a Deus se Ele sabia o que estava fazendo. Se o anjo tivesse ido aos teólogos, primeiro, eles iriam consultar os comentários. Se ele tivesse ido à elite, teria ela olhado ao seu redor para ver se havia alguém estava observando. Se tivesse ido aos bem-sucedidos, eles teriam inicalmente consultado suas agendas.

Uma capelinha nos arredores de Belém marca o suposto lugar do nascimento de Jesus. Por detrás do altar elevado, há uma gruta pequena e iluminada por lâmpadas de luz prateada.

Você pode entrar no prédio principal e admirar a antiga igreja. Pode também visitar a tranquila gruta onde uma cruz cravada no chão marca o nascimento do Rei. Há uma condição entretanto. Você tem de se abaixar. A porta é tão baixa que não se pode entrar sem se curvar.

O mesmo acontece em relação a Cristo. Você pode encarar o mundo em pé, mas para confessar a Cristo tem de se ajoelhar.

Portanto...

Enquanto os teólogos dormiam e a elite sonhava, e o s bem-sucedidos roncavam, os mansos se ajoelhavam.

Eles se ajoelhavam diante daquele que somente os mansos podem ver. Diante de Jesus."

Comentários

Postagens mais visitadas