Buuuuu!!! Medo de Quem Já Morreu???

Medo de Quem Já Morreu

Marcadores: Esclarecimento Bíblico, Morte

Pastor, como posso ajudar alguém que tem medo de quem já morreu, medo de cemitério... Enfim, o que pode ser falado para quem vive assim?

Esta é uma pergunta interessante, porque mexe com a nossa curiosidade de ver a reação das pessoas em relação a mortos, sepultura, caixão, funeral, cemitério, etc. As piadinhas que estamos acostumados a ouvir sempre trazem uma pitada de medo. Mas é importante esclarecer este assunto, porque sabemos que não se trata apenas de humor. Existem pessoas que realmente são infelizes, por ter medo de mortos. Precisamos ajudar estas pessoas.

Você sabe o que a Bíblia diz sobre o destino dos mortos?

Antes da criação, nada do homem existia. Deus fez um boneco de barro, colocou nele a respiração e ele passou a ser uma alma vivente. A Bíblia não ensina que temos uma alma. Ensina que somos uma alma – Gênesis 2:7. Alma é a soma da matéria (pó da Terra) com a respiração (o sopro de Deus).

Originalmente, nossa raça foi criada perfeita e bela, para viver eternamente. Mas havia uma condição: não desobedecer a Deus, porque o pecado traz a morte. Foi o que aquelas duas almas, isto é, aqueles dois humanos, Adão e Eva, ouviram: que no dia em que pecassem, morreriam - Gênesis 2:17.

Mas a alma morre? Sim, é o que a Bíblia ensina em Ezequiel 18:20. Portanto, nos diz Romanos 5:12, como por um só homem, entrou o pecado no mundo, pelo pecado também entrou a morte, e esta passou a todos. Porque o salário do pecado é a morte – Romanos 6:23.

Mas como é a morte? Eclesiastes 12:7 diz que, na morte, o pó volta para a Terra, como era antes e o sopro de respiração sai, ou seja, vai para o domínio de Deus, que é o dono de todo o ar que existe. O ser humano, ou seja, a alma, passa a não existir mais. A idéia de que uma entidade se separa do corpo, sai e fica vagando ou vai para algum lugar, quer seja céu, inferno ou purgatório, não é bíblica. Na morte, para onde vamos, não há sabedoria, conhecimento, projeto, nada. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa alguma – Eclesiastes 9.

Se você olhar Atos 2:29 e 34, verá que mortos não sobem ao Céu. A recompensa que teremos, pelas escolhas que fizemos nesta vida, nos será dada na ressurreição, ou mediante o castigo e a morte eterna, ou pela vida eterna - João 5:29. No dia em que Jesus voltar, os mortos em Cristo ressuscitarão, em carne e osso, recriados num corpo material, forte e incorruptível, para o encontro do Senhor nos ares, para estar para sempre com o Senhor – I Coríntios 15:35-49; I Tessalonicenses 4:13-18. Por enquanto, as pessoas que morreram estão num profundo estado de inconsciência que a Bíblia chama de sono. Se você conhece alguém que lhe causava temor enquanto estava vivo, agora que está morto, deixou de existir; por Eclesiastes 9:5 e 6, vemos que não mais pode lhe perturbar. Estão desfrutando sono da morte, inclusive, os que morreram em Cristo. Para eles, está guardada a coroa da Justiça, a qual o Senhor lhes dará no dia da ressurreição. Se estivermos preparados para encontrar com Cristo, quando Ele voltar poderemos reencontrar nossos queridos que dormiram e que ressuscitarão na mesma esperança. Os demais, estarão mortos eternamente.

Portanto, o sentimento de ter medo de alguém que morreu, deve ser substituído pela esperança, de reencontrá-lo, na vida eterna que o Senhor nos dará. Quer ajudar alguém que tem medo de quem já morreu? Leia I Tessalonicenses 4:18.

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Um abraço do seu amigo e irmão em Cristo,

Valdeci Jr.
 
Texto retirado de http://www.nasaladopastor.com/search/label/Morte

Comentários

Postagens mais visitadas