Mais de mídias sociais.


Estava ouvindo o Braincast de um site que sigo http://www.brainstorm9.com.br/

Como já sabem, me interessa estar por dentro dessas discussões sobre marketing, comunicação, entre outros assuntos afins. Nos dois cursos de graduação que fiz, quer dizer, o segundo ainda falta algumas poucas matérias para concluir, me interessava muito as matérias relacionadas a essa área.

Mas, voltando ao assunto, dessa vez a pauta novamente é sobre as mídias sociais. No post "Mundo SA", apresentei um vídeo que mostra o criador do facebook, como as organizações utilizam as redes sociais para divulgarem suas marcas e questionei o fato das organizações religiosas não levarem isso mais a sério. Enfim, somente como um assunto para pensar, uma vez que tenho visto um grande aumento dessas organizações nas redes sociais. O papo agora no "brainstorm" é o que já vinha pensando ao acompanhar a criação de alguns sites e perfis por aí, o que é mais importante, estar presente nas redes simplesmente por estar ou estar presente nas redes apresentando um conteúdo de qualidade para o seguidor da marca? Será que simplesmente estar presente no mundo virtual vai garantir algum sucesso para as marcas, empresas, igrejas, cantores, autores, artistas, enfim? Será que estar presente sem conteúdo significativo não poderá inclusive afastar aqueles que seguem e também seguidores em potencial?

Vou mais ou menos relatar e opinar partes da conversa dos caras, muito legal por sinal (rimou, hehe), vale dar uma conferida no site, só não coloco aqui na íntegra devido as palavras vãs, hehe, e o blog embora seja de "Tudo um pouco" ainda é de família...

Todo mundo quer estar no ar, mas muitos não param pra pensar na relevância disso. A preocupação de ter um milhão de seguidores, de pessoas acessando, mas e daí se os que acessam ou seguem não comentarem nada, não adquirirem nada? Não será dinheiro posto fora? Será uma obrigatoriedade no momento que se lança algo estar em TODAS as mídias sociais? Principalmente sem um planejamento de conteúdo?

Segundo os meninos, creio que todos Publicitários, o grande buraco está nessa prática desenfreada, a marca "entra no twitter, no facebook, quer ter 100.000 seguidores do dia pra noite, mas não tem o que produzir...sorteia passagem aérea pra casal, vai encher de nego lá, só que dia seguinte nego te dá um fora porque você fica tuitando" coisas inúteis, pra deixar mais bonita a frase, hehe..por exemplo "que a ANAC proibiu fumar no corredor". No meio religioso, onde convivo, tenho visto muito isso, sites de igrejas, cantores, entre outros, postando assuntos sem relevância, textos, frases sem sentido, sem impacto, sem objetivo (no entanto, tenho visto coisa muito boa sendo produzida por aí, algumas eu deixo nos links do meu blog). Se é pra postar qualquer coisa é preferível ficar meses sem postar nada. Daí a importância do planejamento, ao criar um site, um perfil, sei lá o que, o criador já tem que conhecer seu público alvo, aquilo que ele gosta de ouvir, de ler, de saber.

"O parâmetro que estão usando é a quantidade de pessoas, sendo que social midia na real não é isso, é a qualidade da relação..é uma confiança que vai se conquistando com o tempo". Quantas pessoas estão interagindo? Quantas pessoas estão falando do site, do perfil?

Já penso que assim como está na moda o consumo consciente, não custa começar a divulgar a criação consciente de sites, blogs e perfis nas mídias sociais.

Outra coisa que não dá pra se vangloriar muito no que diz respeito a quantidade de pessoas seguindo alguma coisa é que como os meninos comentam, promonauta tem aos montes e sempre vai existir, ou seja, aquele cara que só se interessa no site quando tem uma promoção, uma venda de alguma coisa e só.

Interessante também o que foi colocado que há um tempo atrás a discussão era a importância da presença das marcas na internet, hoje a discussão já não é mais essa, mas o que as marcas vão fazer ao entrarem nas mídias sociais!

Depois eles entram na questão de como algumas marcas tem feito das mídias um Serviço de Atendimento ao Cliente, enfim, vou continuar ouvindo porque isso muito me interessa, mas achei muito importante mais essa reflexão.

Comentários

Postagens mais visitadas