Adoração, música e louvor.


Estou relendo o livro de Rick Warren, "Uma vida com propósitos"...Creio que se eu reler este livro mais dez vezes, ficarei mais dez vezes surpresa, emocionada e encantada com cada palavra deste autor tão interessante.

Planejado para agradar a Deus, este é o título do 8º capítulo que já começa com um texto bíblico que me fez pensar, "O Senhor está contente com seu povo", Salmos 149:4. Me fez pensar porque frequentemente somos lembrados de que Deus está triste com nossas atitudes, que somos a Laodicéia, os mornos, os que
Deus reprova, isso é real, mas de vez em quando é bom lembrar também que Ele está contente com seu povo, que Deus sorri...

Nos primeiros parágrafos o autor comenta que dar prazer a Deus é o que se chama adorar e que adorar é um estilo de vida, vai além de elementos e manifestações.

Agora, ele aborda o tema mais polêmico da igreja cristã e sua relação com a adoração, música.

Adoração é muito mais quem música. Copiando, colando e comentando...

Para muitos, adoração é apenas sinônimo de música. Eles dizem: "Em nossa igreja, temos primeiro a adoração e depois o ensinamento"....Todos os momentos do culto são um ato de adoração, segundo ele, inclusive o silêncio (concordo e diga-se de passagem o silêncio nas igrejas está se tornando algo inexistente), voltando...

Na verdade, a adoração é anterior à música...Adão adorou e a Bíblia não faz nenhuma menção à música..Se adoração fosse somente música, então os que nunca se utilizaram da música jamais adoraram (achei fantástico essa reflexão!).

Agora a pedra do sapato de muitos...Ele continua, mais grave ainda é quando se utiliza o termo "adoração" em alusão a um estilo de música: "Primeiro cantamos um hino, depois uma canção de louvor e adoração". Ou: "Gosto de canções de louvor, mais rápidas, porém prefiro as canções de adoração, mais lentas". Ok...agora começa o motivo de grandes discussões dos cantores e músicos cristãos...De acordo com essa convenção, se uma canção for rápida, alta ou tocada por instrumentos pesados, podemos classificá-la como "louvor" (ainda bem se fosse somente assim, hehe, alguns classificam como pessoas com passaporte para o fogo do inferno). Esse conceito de adoração com relação à música é equivocado, embora seja muito comum. A adoração não tem relação nenhuma com o estilo, volume ou andamento de música. Deus ama todos os tipos de música porque Ele inventou todas elas - rápidas, lentas, altas, suaves, antigas, modernas! (aqui, vale refletir...existe um limite? todos os tipos de música? mesmo assim, gostei da linha de raciocínio do autor).

Os cristãos frequentemente discordam do estilo de música a ser utilizado na adoração, defendendo apaixonadamente seus estilos preferidos como se fossem os mais bíblicos e os mais reverentes (concordo plenamente, a vida ensina...). Mas não existe um estilo bíblico! Não existem notas musicais na Bíblia; hoje nem mesmo temos os instrumentos utilizados nos tempos bíblicos.

Continua o autor...Para ser sincero, o estilo musical que você prefere diz mais sobre você - sua formação e personalidade - do que sobre Deus.  O som de um grupo étnico pode soar como um barulho para outro. Mas Deus gosta de variedade e aprecia todos os estilos. O que faz a música cristã ou não é a letra, não existe uma melodia cristã (discutimos isso em família na última vez que fui pra casa e este aspecto é real, não tem como negar).

Enfim...sem mais comentários, apenas com a última frase do capítulo, "A verdadeira adoração reside nisto:

Apaixonar-se por Jesus".

Comentários

Postagens mais visitadas