O passado, ah o passado...

Ontem (01/07/2020), primeiro dia de julho do fatídico ano de 2020...Este ano pra mim começou sem comentários, surpreendentemente em março no Brasil estoura a Covid 19...E o ano tem seguido, assim, literalmente aos "trancos e barrancos".

Bom, ontem ouvi uma palestra da Rosana Fonseca (https://youtu.be/1NC8vKkKrUs), ela dizia da história de Pedro, da Bíblia. Pedro negou Jesus 3 vezes, em outro momento posterior Jesus perguntou 3 vezes a Pedro se ele O amava e concluía: "apascenta minhas ovelhas".

Uma das coisas que eu já ouvia, mas só fez muito sentido no primeiro mês de casamento (E já adianto que não tem nada na vida que amadureça tanto quanto um casamento. Todas as experiências que tive: morar longe dos pais, colportagem, morar em internato, empregos, recomeços, nada foi tão impactante para minha evolução quanto o casamento. Outras pessoas casadas já me diziam, mas também, só vivendo pra experimentar).

Voltando, o que ouvia, fez sentido e aprendi no primeiro mês de casamento foi que não temos como voltar no passado. Esse poder não temos. Aqueles conselhos que ouvíamos dos nossos pais na adolescência, não tem como voltar e refazer, não tem. Aquela situação que você poderia ter resolvido diferente, não tem como voltar e resolver diferente, não tem. Não tinha como Pedro "desnegar", inventei a palavra agora, não tinha como ele "desnegar", mas quando Jesus perguntou pra ele 3 vezes se O amava, estava dando pra ele a oportunidade de olhar para o passado, aprender, perceber que não valeu a pena ter ferido seus princípios, não se tornou um Pedro mais rico por ter negado seu Grande amigo, o que fez foi ter sua consciência o acusando. Jesus estava dando a oportunidade de Pedro fazer diferente no presente e seguir um caminho diferente. O mesmo aconteceu com o ladrão na cruz. Não tinha como ele voltar no passado e refazer a vida, mas tinha como mudar seu presente e garantir seu futuro eterno.

No primeiro mês de casamento eu lembrei dos conselhos dos meus pais, principalmente da minha mãe. Não tinha como eu voltar, mas tinha como eu fazer diferente no que a vida me apresentava naquele momento. Alguns conselhos ainda dava tempo de seguir e foi o que fiz.

O passado, ah o passado...Se eu fosse resumir seu principal objetivo em uma palavra, "aprendizado". Ele faz parte desse andar que se chama vida. Não tem como excluí-lo, esquecê-lo definitivamente, mas tem como aprender com ele. E, se não fosse o passado não teríamos como evoluir.

Comentários

Postagens mais visitadas