Aquele que está em busca.

Seguindo a linha de raciocínio do post anterior...

Bom, tinha um pastor na igreja que eu frequentava que dizia que um telefonema tem o poder de mudar nossas vidas. Nos últimos tempos, morando longe da família nuclear, digo que as mensagens no meu celular têm surtido muito efeito na minha vida, não chega a mudá-la, mas causam um impacto significativo.

Dias atrás minha irmã manda a seguinte mensagem: "A Claup morreu". Claup era uma menina linda muito amiga da minha irmã mais nova, a Cláudia. As duas cresceram juntas, estudaram juntas, uma vivia na casa da outra, nossas famílias são amigas, enfim...Demorou alguns dias pra ficha cair. Hoje, mais uma mensagem: "O seu Omar morreu". Assim chamávamos ele. Era um senhor muito querido que frequentava a igreja das tias da minha mãe, lá no interior do Rio Grande do Sul. Nossas famílias também são amigas. Almoçávamos juntos nos sábados, ele e minha mãe eram líderes na igreja. Ele fez o casamento da minha irmã mais nova, conselheiro, amigo...Diz que no dia que minha mãe foi visitá-lo no hospital, semana passada eu acho, ele perguntou por nós, nos mandou abraços, perguntou pra minha mãe como estava a igreja, deu conselhos e agora descansa, morreu.

Continuando na ideia dos paradoxos. Feliz por minha irmã do meio, Débora, estar festejando a quase chegada da minha sobrinha Rafaela (ela nascerá em dezembro), feliz por saber notícias dos outros sobrinhos em seus desenvolvimentos, feliz por uma bebê de uns amigos estar completando 1 aninho de vida, mas ainda com o coraçãozinho se recuperando do caso Claup e agora recebendo a informação do seu Omar, um avô substituto.

Choramos, sorrimos, cumprimos nossa agenda, os dias passam, deixamos de ver pessoas para sempre e assim vamos vivendo.

Ontem li um texto de uma pessoa que admiro muito, Salomão. Já ouvi algumas críticas com relação ao texto a seguir, dizendo ser depressivo, triste demais, enfim...Mas eu nunca percebi ou percebo assim. Vejo como um texto realista, e seja qual for a versão bíblica que leio, em algumas partes dou risada da forma como o autor apresenta essa vida paradoxal e passageira.

Bíblia A Mensagem, Eclesiastes 1: 1-11

"Estas são as palavras daquele que está em busca, filho de Davi e rei em Jerusalém.
Vazio, tudo é um grande vazio! Nada vale a pena! Nada faz sentido!
O que resta de uma vida inteira de trabalho sofrido?
Uma geração passa e outra geração chega, mas nada muda - é sempre a mesma coisa.

O sol nasce e se põe, um dia após o outro - é sempre igual.
O vento sopra para o sul e depois para o norte. Gira e dá muitas voltas sopra aqui e acolá - e vai seguindo o mesmo rumo.

Todos os rios vão para  o vasto oceano, mas o oceano nunca transborda.
Os rios correm para o mar e logo depois voltam a fazer o mesmo percurso. É tudo um tédio só! É uma mesmice sem tamanho!
Nada tem sentido! Será que os olhos não cansam de ver nem os ouvidos de ouvir?

O que foi será novamente, o que aconteceu acontecerá de novo.
Não há nada de novo neste mundo. Ano após ano é sempre a mesma coisa.
Se alguém grita: "Ei, isso é novo!", Não se anime - é a mesma velha história!
Ninguém se lembra do que aconteceu ontem. E as coisas que vão acontecer amanhã?
Ninguém se lembra delas também. Você acha que será lembrado? Pode esquecer!" 

Comentários

Postagens mais visitadas