A vida não para...

Nos últimos dias algo em mim tem pedido para parar e pensar. Tudo porque mais uma vez assumi muitos compromissos, até perceber que uma das frases que eu mais falava é: "não tenho tempo". E pior, perceber que esta frase era dita para pessoas especiais. Assumir tantos compromissos sonhando com uma vida melhor. Ter tantos sonhos para uma vida melhor. O que há de errado nisso?

Errado? Esquecer que não sou duas, mas uma pessoa. Esquecer que pessoas podem deixar de existir e para essas pessoas eu não tive tempo, nós não temos tempo.

Qual o propósito da vida afinal? 

Meu terapeuta disse que eu tinha que definir, dentre os sonhos, dentre as atividades, dentre tantas outras coisas que tem incomodado, qual ou quais minhas prioridades. O que eu quero e o que eu preciso. Até agora não fiz a tarefa de casa. Preferi parar para pensar e escrever, redefinir a vida. Tenho esses ciclos.

Nesse interím, e o Pai do Céu é muito sábio, começou aqui na universidade uma série de palestras com o tema "A essência da vida" com o palestrante Valdecir Lima, suas palestras tem contribuído para o meu momento. O tempo passa e o que eu fiz da minha vida? O tempo passa...Quem sou eu? Como é fácil representar, mas lá dentro, quem eu sou?

Tenho conversado com alguns amigos e familiares a respeito das bruscas mudanças de temperatura nos últimos tempos. Na mesma semana passamos de 30°C para momentos de neve ou quase neve. Isso tem acontecido com frequência e nosso organismo sofre. Da mesma forma os paradoxos da vida. No mesmo dia sabemos do falecimento de um ente querido e do nascimento de um lindo bebê. A vida não para...

Uma das minhas irmãs mandou mensagem no celular informando que uma grande amiga da família estava na UTI, fiquei estranha. Hoje, enquanto eu realizava um dos muitos compromissos que tenho, recebo outra mensagem informando que a amiga havia morrido. Eu tremi, chorei e lembrei que eu precisava terminar o texto que estava redigindo, eu precisava terminar de enviar alguns e-mails, eu não podia parar...Mas como não parar? Eu estava triste, será que eu não podia tirar uns minutinhos e me permitir viver esse sentimento? Atender as ligações que chegavam referente ao assunto? Responder as mensagens que meu celular recebia? Não podia me permitir viver isso? Pensei nos paradoxos, pensei que a vida não para.

Nossa amiga morreu, mas os prazos continuam tendo que ser cumpridos. Os passarinhos continuam cantando. As flores continuam coloridas. A gente precisa ter que continuar cumprimentando as pessoas sem deixá-las perceberem que algo não está tão bem, nada que uma boa maquiagem não faça. Ela maquia o que está dentro. A gente precisa continuar sorrindo. Os carros continuam passando e as crianças correndo e rindo. A chuva continua caindo e o sol aparecendo. No dia que minha avó morreu, acho que o dia mais triste da minha vida, lembro que Porto Alegre estava linda. O dia estava maravilhoso, sol raiando, clima agradável. Próximo do pronto socorro a praça estava lotada de crianças brincando e seus pais cuidando, famílias passeando. O mundo não parou devido nossa tão grande tristeza. As coisas não ficaram cinzas, embora nós estivéssemos vendo tudo cinza. Tão engraçado...tão estranho...tão sem definição.

Como tudo em mim se relaciona com música, não consigo parar de pensar em uma: "Paciência" de Lenine. 

Mesmo quando tudo pede    
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...

Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não...

A vida não para...



Comentários

Postagens mais visitadas