Pães e Peixes.




Me chamou a atenção nesta semana o Capítulo 14 de Mateus. Nele dois grandes milagres aconteceram, na verdade, se observar com cuidado, os maiores milagres aconteceram na vida daqueles que estavam próximos de Jesus, os acontecimentos em si foram uma forma de Jesus atuar na vida das pessoas. Daí a importância de atentar para os milagres que acontecem em nós, talvez, ou não menos importantes que os grandes acontecimentos externos.

Primeiro texto: “Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: "Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida". Respondeu Jesus: "Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer". Eles lhe disseram: "Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes".

"Tragam-nos aqui para mim", disse ele. E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.” Mateus 14:15-21

Porque Jesus pediu para os discípulos darem algo para as pessoas comerem? Ele não sabia que ali não tinha nenhuma lanchonete? Ele não sabia que os discípulos não tinham levado lanches extra? Ele não sabia que a multidão não tinha comida? E porque Ele pede para que os discípulos ofereçam a comida? Não seria mais fácil, já que Ele tinha e tem todo o poder, a comida simplesmente aparecer na frente de cada indivíduo daquela multidão?

Por mais que Jesus já soubesse da situação, Ele deu a oportunidade para que os discípulos externassem o problema. Isso proporcionou o fortalecimento na relação deles. E hoje, quando levamos nossas questões a Deus, mesmo Ele já sabendo de tudo, nós somos os beneficiados, pois aprendemos a nos relacionar com Ele em todas as questões das nossas vidas.

Jesus ordenou: Dêem-lhes de comer, tragam os pães e peixes até mim, agora levem os pães e peixes até a multidão. Ou seja, para que um milagre aconteça é necessário a participação do natural e do sobrenatural. O ser humano não tem poder pra sozinho fazer o sobrenatural agir sobre o natural e Deus por sua vez não move uma palha para fazer aquilo que o ser humano pode fazer. Outra questão, Jesus estava mostrando a eles que o poder estava nEle, Ele era a fonte do poder, deveriam buscar nEle a solução para o problema.

A multidão também teve sua participação na história, Ele solicitou para que todos se assentassem e todos se assentaram, receberam a benção, comeram e ficaram satisfeitos. Muitas vezes nas nossas vidas Deus vai dizendo o que fazer, vai dando dicas para que façamos algumas coisas para que outras ocorram, mas também, existem situações onde Ele pede para que sentemos e aguardemos, única e simplesmente isso. Sente, aguarde, espere! Logo você comerá e ficará satisfeito!
Em breve o segundo texto e a segunda lição, pelo menos pra mim...

Comentários

Postagens mais visitadas