Vou guardar em meu coração...


Vou guardar em meu coração...

O último olhar...foi um olhar diferente, de aprovação, mas não aprovando o que eu estava falando no momento, que era sobre a festa de aniversário da Igreja Adventista do Bairro Camaquã de Porto Alegre, igreja que ela e meu avô fundaram, mas aprovando eu como ser humano. Minhas atitudes, minha vontade de vencer ao lado de Jesus, minhas lutas espirituais, vontade de ser alguém...tudo isso passado por ela, TUDO, e era isso que ela tentou dizer naquela cama de UTI naquele sábado: "eu aprovo você! permaneça assim!"

Das últimas palavras...pode parecer estranho, mas uma das minhas melhores amigas era minha vó, eu com 29 anos e ela com 85 anos, conversávamos bastante tempo no telefone e muitas foram as vezes nos últimos finais de semana que eu ia pra casa dela me lamentar, falar meu anseios, chorar e ela me aconselhava e me fazia comer, hehe. Sim porque ela sempre me achou muito magrinha e temia que tivesse falta de vitaminas por não comer carne, ah minha vovó... Daí quando estávamos conversando ela enchia a mesa como se fosse pra uma família de 10 pessoas, ah e não podia faltar o omelete de espinafre, enquanto tudo não era ingerido ela não parava de conversar e insistir para que eu comesse. Só que ela não era assim somente comigo, mas com todos seus netinhos e bisnetinhos, sempre querendo que comêssemos e comêssemos. Só que não deu tempo pra eu falar a ela ainda algumas coisas, não deu...

A perseverança em Cristo Jesus...como já citado meus avós fundaram uma igreja e uma importante igreja, o que me orgulha muito, principalmente por fazer parte da 4º geração de Adventistas da família, meus priminhos são a 5º geração. Mas ao mesmo tempo não creio que por isso seja superior a um irmão que esteja se batizando hoje, sei que não tenho salvação garantida única e exclusivamente porque meus avós eram evangelistas (uma vez que salvação é algo pessoal e intransferível) e a única coisa que sei é que minha responsabilidade só aumenta por tudo isso. Responsabilidade de vida como exemplo cristão, de perseverar em Jesus, de evangelizar, de me tornar capaz de receber a benção da salvação e tornar outras pessoas capazes para isto também. Todo dia às 18h e às 23h ela aumentava o volume da rádio Novo Tempo e ajoelhava ou se mantinha em reverência para o momento da oração, a casa podia estar com visitas, podíamos estar conversando, ela parava naquela hora para estar com Ele, onde já se estendia um pouco mais e intercedia pela família e amiga que estava levando pra igreja. Sabia ler e escrever o básico, mas fazia o que muita gente com Doutorado não faz, estudava a lição todos os dias, riscava, fazia apontamentos, respondia todas as perguntas, mesmo que fosse pra copiar o texto proposto pelo autor. Ah, e não adiantava querer fazer assinatura da lição pra ela, todo final de trimestre fazia questão de ir pessoalmente na Associação Sul buscar. Analisando é como se ela fizesse questão de ter vínculo com essa base forte que é a igreja, que é essa igreja, que é a minha igreja (Adventista do Sétimo Dia), que só não vou chamar de rocha porque a Rocha é Jesus. Ele é o Grande Sustentador! E louvo a Deus porque tudo isso ela me passou e tive tempo de agradecê-la!

A graça...se as pessoas que conhecem nossa família acham que somos engraçados, alegres e brincalhões, saibam que tudo isso é herança dela. A minha vó era MUITO engraçada, não foram poucas as vezes que nas reuniões de família "perdíamos" alguns bons minutos chorando de tanto rir das coisas que ela fazia ou dizia. Sua caras e bocas, suas roupas moderninhas, sua preocupação com estar sempre com o cabelo pretinho e as unhas feitas, sempre arrumava uma bolsa combinandinho com a roupa. Nunca vou esquecer da raiva que ela sentiu quando tirou uma foto 3X4 para fazer o cartão do TRI - Idoso (cartão para circular nos ônibus de Porto Alegre), ela tinha odiado a foto, dizia que parecia uma vovó de desenho animado, kkkkkkkkk, me lembro que ela esperou todo mundo chegar na casa dela e passou o tal cartão de mão em mão, daí forçávamos para não rir na frente dela, até que chegou uma hora que não deu mais e todos rimos muito, cheguei a chorar de tanto rir e ela também, vivia dizendo que queria uma nova foto. Muito vaidosa, acho q acabou passando isso para as netinhas, fazia questão de um bom salto na igreja. Minha vó...

Preocupação com o próximo...isso tenho a plena certeza que herdei dela. Minha vó era muito sensível aos problemas das pessoas, dos animais, da sociedade. Nunca esqueço de um dia, acho q tinha uns 8 ou 9 anos de idade, saímos para o centro e na volta passamos por uns meninos de rua, ela me perguntou o que eu sentia a respeito deles e eu como criança, nunca havia pensado sobre isso a não ser como passar hennê no cabelo das minhas barbies para escurecer e deixar mais liso (detalhe, fazia isso com barro), respondi que sentia medo e nojo deles porque estavam sujos, naquele dia ela me deu uma aula de cristianismo, sociologia, psicologia, filosofia, cidadania e todas as ias que puderem imaginar. Mesmo sendo criança lembro de ter ficado envergonhada pelo que sentia. Entendi de uma maneira bem básica que este mundo que vivemos não foi projetado pra ser assim e que pra pelo menos amenizar a situação temos que na medida do possível aliviar o sofrimento daqueles que passam por dificuldades, sejam quais forem, sejam pessoas próximas ou não, amigos ou não, da mesma religião ou não, da natureza, dos animais, ela ficava doente quando sabia que um cachorro estava mal, como ela sofreu quando mataram uma ovelhinha conhecida nossa, hehe, enfim...ela vivia e ensinava tudo isso!

Preocupação com a família unida...ela tinha plana convicção de que família forte e saudável, sociedade forte e saudável. Sempre fazia questão de passar isso e se necessário lutava por isso! Louvo a Deus por minha família, unida, forte, grande, muito cristã e principalmente tradicional. Não fazemos parte de nenhum CTG (Centro de Tradição Gaúcha), hehe, mas somos tradicionais e fazemos questão de manter alguns princípios necessários para nossa permanência na fé, simples assim! Já conclui que para verdadeira felicidade têm coisas que não se questiona, simplesmente se aceita e obedece. Isso minha família passa e isso quero passar pra meus filhos. Ela também se preocupava muito, também já era uma preocupação de meu avô, que os membros da família deles tinham que trabalhar na igreja, sem essa de papa sermão e casa, quando isso não acontecia ela se preocupava e comentava. Meu Deus! Que herança!!

A primeira vez que vi meu pai chorar como criança...nada neste mundo tinha conseguido isso antes, ontem vi meu pai chorando, o abracei e choramos juntos, fiquei feliz por aquele momento, que privilégio! E eu que pensava que homem não tinha sentimentos, e eu que pensava que ele não tinha sentimentos. Pensava...Naquele momento muitos dos meus conceitos com relação a ele cairam por terra. Muitos...

Nesse um mês e alguns dias que ela esteve no hospital lutando pela vida, nós orávamos e nos preocupávamos até que Deus me levou a reler  uma lição do 1º trimestre deste ano "O fruto do espírito" do dia 21 de março de 2010 que trata sobre "Buscar primeiro o reino de Deus". Neste dia o autor começa assim: "Mui frequentemente, nossas orações tratam mais do que podemos obter, e não do que nos devemos tornar." Ou seja, antes de orarmos para ter temos que orar para tornar-nos, mas, tornar-nos o quê? Esse era meu questionamento quanto ao problema de saúde da minha vó e meus anseios. No final da leitura do dia mais questionamentos para refletir: "Quais são suas principais preocupações, reveladas não só por orações, mas por sua vida em geral? Obter o que você que para si mesmo ou tornar-se o que Deus deseja que você se torne?" Posso afirmar que filosofar sobre isso me estressou, durante bons dias pensei que Deus fosse um tirano por não entender o que minha vó e eu precisávamos, até belo dia, depois de um culto de sexta-feira eu compreender TUDO. Nessa questão Deus não está dizendo que não vai nos abençoar, mas que devemos pedir sim, mas antes pedir para que Ele nos torne capazes de receber aquilo que Ele achar melhor para nós. Este é o cerne da questão. E ao analisar minha vida percebi que realmente isto é fundamental, porque Deus pode nos conceder as oportunidades e bençãos que almejamos, mas se não estivermos plenamente capazes de aproveitá-las não vai adiantar muito coisa, será só mais um esforço de Deus. Daí comecei a mudar minhas orações, com relação a minha vó pedia pra que Deus a tornasse capaz de receber a vida, se assim Ele quisesse, ou a morte, pensando na questõa da salvação. Deus organizou o tempo certinho para que eu relesse sobre o assunto, entendesse, mudasse minha oração e assim ele tornasse minha vó capaz para a vida eterna. Aliás, nem sei se foi minha oração que a tornou capaz, talvez e tenho quase certeza, Deus queria e quer trabalhar mais comigo, enfim...Comecei a orar também para que Deus me tornasse capaz de receber o que Ele têm pra mim, claro que gostaria que fosse aquilo que almejo, mas Ele é que sabe e eu vou ter que ter um pouco mais de paciência.

Minha vó morreu, descansou em Cristo Jesus, queria que ela estivesse na minha festa de 30 anos, queria planejar os detalhes da festona dela de 90 anos, que seria daqui 4 anos, mas não deu tempo (Qndo ela fez 86 anos foi o dia em que os médicos deram horas de vida pra ela, nunca vou esquecer aquela sexta-feira). E queridos, ao contrário do que muitos pensam, só para deixar claro, minha vó não foi pro céu, a alma dela não está penando por aí e ela não vai ficar falando com ninguém e muito menos aparecendo, ok?! Essas teorias não são bíblicas, corpo e alma são uma coisa só, quando um morre o outro também e ela só vai ressurgir quando Jesus voltar e nos levar para o céu, aí ela vai para lá.

Família espiritual, meus irmãos de fé, amigos da igreja, de perto, de longe, aqueles que vejo sempre, aqueles que não vejo a longa data e aqueles que conheço por intermédio de outros, hehe, uma parte do meu coração não vive mais, mas vocês ocupam uma outra parte tão viva e tão importante dele. Obrigada Pastores, nunca esqueçam que vocês são os representantes máximos de Jesus nesta Terra, liderança cristão, amo isso! Que Deus os abençõe. Minha fé não têm preço, minha igreja e meu Deus também não e essa comunidade não troco por nada neste mundo. Obrigada pelas orações, obreigada pelo apoio, obrigada pelos abraços, obrigada pela preocupação, por tentarem ajudar, MUITO OBRIGADA!

Terminando com as últimas palavras da Bíblia: "Certamente venho logo! Amém! Vem Senhor Jesus! E que a graça do Senhor Jesus esteja com todos." Apoc. 22:20-21

Comentários

Postagens mais visitadas